Elon Musk entende que o mundo ocidental estaria ‘perdido’ sem o cristianismo
O rapper Nzube Olisaebuka Udezue, conhecido como Zuby no Reino Unido, fez uma publicação em que afirma que “o Ocidente está absolutamente ferrado se perder o cristianismo”, e acrescentou dizendo que formou essa percepção ao longo dos anos, e que uma explicação mais robusta demandaria um livro inteiro.
Em resposta, Elon Musk fez uma afirmação categórica: “Eu acho que provavelmente você está certo”. Há dois anos, quando concedeu uma entrevista, o empresário afirmou que os ensinamentos de Jesus trazem sabedoria, citando como exemplo a ideia de perdão, que basicamente se resume em “tratar as pessoas como você deseja ser tratado”.
O rapper Zuby é filho de nigerianos e nasceu em Londres. Cristão, ele argumentou que remover o cristianismo da cultura ocidental é como “remover as fundações de um edifício, mas orgulhosamente esperar que ele permaneça de pé para sempre”.
ANÚNCIO
Se não bastasse a inviabilidade lógica da proposta, o rapper destacou que essa tentativa acontece enquanto “inimigos internos e externos tentam derrubar o edifício”, em referência às potências do mundo oriental e aos amantes de ideologias anticristãs na Europa e Américas.
Na publicação, Zuby seguiu comparando a religião historicamente dominante do Ocidente ao seu “sistema imunológico”, e disse que a presença de uma maioria cristã no Ocidente serviu como “uma forma de imunidade coletiva” que beneficiou tanto os cristãos como os não-cristãos:
“Não se pode simplesmente ter um vácuo cultural e moral. Isso vai contra as leis da natureza humana”, acrescentou o rapper.
Em reação ao comentário de Elon Musk, o rapper se limitou a dizer “amém!”, já que a interação do empresário fez com sua publicação atraísse atenção do mundo todo à sua reflexão.
13/11/2021
A influenciadora cristã Khafi Ekpata, de Londres, estava pensando em formas de celebrar seu aniversário quando disse ter ouvido a voz de Deus dizendo para que ela apenas doasse tudo.
Então a apresentadora de 32 anos, postou um vídeo anunciando sua decisão da comemoração de seu aniversário em obediência às instruções de Deus, doando todos os seus pertences e mantendo apenas itens essenciais necessários para sobreviver.
No vídeo, Ekpata disse aos seus seguidores de Londres que se estiverem interessados em receber a doação de seus itens, entrassem em contato com ela. Ela recebeu por volta de 200 mensagens de pessoas interessadas.
Entre os itens doados estavam eletrônicos, incluindo várias câmeras e tripés, maquiagem, móveis, roupas, itens de cozinha, torradeira, micro-ondas e diversos livros. Ela ainda planeja continuar suas doações de cosméticos, sofás e outras coisas.
“Senti tanta paz no meu espírito enquanto estava dando as coisas e não tenho planos de substituir nada imediatamente, porque quero ver quanto tempo posso ficar sem as coisas não essenciais”, disse Ekpata segundo The Christian Post.
Ela acrescenta que algumas coisas foram mais difíceis de doar que outras, porém, Ekpata conta que foi libertador desapegar dessas coisas. De acordo com ela, às vezes as pessoas não dão suas coisas por pensarem que não têm o suficiente ou o que têm não é grande o suficiente,
“Jesus foi capaz de multiplicar peixe e pão. E no começo, eu queria saber se as pessoas achariam minhas coisas úteis. E fiquei muito surpresa que tantas pessoas acharam minhas coisas úteis. Deus vai multiplicar e ampliar o que damos. E isso não são apenas itens tangíveis, mas também estou me referindo a compartilhar dons físicos e talentos para glorificar a Deus”, afirmou ela.
Nesta Black Friday a entidade educacional cristã, Universidade da Bíblia, está oferecendo descontos em diversos cursos de formação relacionados à teologia. A promoção será na próxima sexta-feira, 12 de novembro.
Dentre os cursos oferecidos estão técnicas de memorização bíblica, inglês bíblico, formação de pastores, formação de liderança para aconselhar casais, especialização em escatologia, hermenêutica e exegese e mais.
Além disso, a Universidade da Bíblia, conta com um novo material sobre o combate à pornografia, que ajuda pessoas a se libertarem do vício. E ainda, oferece informações sobre os males que conteúdos eróticos causam na própria saúde como nas relações.
Os cursos oferecidos pela instituição vão chegar a descontos de até 50%. Para participar da Black Friday da Universidade da Bíblia é preciso entrar no grupo exclusivo do WhatsApp, onde terá todas as informações.
Clique aqui para participar da Black Friday e garanta as melhores promoções.
Igreja e a Pandemia
Visão Mundial diz a OMS que sem igrejas e líderes religiosos pandemia teria sido pior
Welinton Pereira, diretor da organização cristã Visão Mundial, afirmou durante um evento online da Organização Mundial da Saúde (OMS) com as Religiões pela Paz, em outubro deste ano, que as igrejas tiveram papel fundamental na pandemia para ajudar as vítimas no Brasil.
“Sem as igrejas e os líderes religiosos, a tragédia com certeza teria sido maior. Foram muito importantes para amenizar o sofrimento do povo”, declarou Welinton.
O evento reuniu organizações religiosas de vários países, discutindo sobre as consequências do fechamento dos locais de culto ao redor do mundo durante a pandemia da Covid-19.
Ajuda aos necessitados
O diretor da Visão Mundial lembrou ainda de como a entidade trabalhou no Amazonas, um dos estados mais afetados, ajudando milhares de famílias.
“Ao todo, no Brasil, foram mais de 600 mil mortes, um dos números mais elevados do mundo. É uma situação muito grave, mas a sociedade brasileira se envolveu na resposta à crise. Como organização cristã, iniciamos uma mobilização de pessoas e líderes para que, a partir de suas comunidades locais, pudessem ajudar quem sofria”, relatou.
Para Welinton o trabalho ainda continua nas comunidades, mesmo após a superação da crise. E ainda, que a experiência serviu para que líderes religiosos pudessem compartilhar experiências e conviver com as diferenças de fé diante da necessidade da população brasileira.
Dia do Pastor Evangélico 14 de Junho de 2020 (Domingo)
Dia do Pastor Evangélico
Esta data é uma homenagem aos líderes religiosos das igrejas cristãs protestantes, responsáveis por ajudar a guiar os fiéis através dos ensinamentos bíblicos e de acordo com os princípios da doutrina protestante.
A Bíblia apresenta a importância dos pastores e atividades que desempenham, como o Apóstolo Paulo escreveu: “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.” (Hebreus 13:7)
De acordo com o IBGE, até 2010 o número de evangélicos no Brasil havia aumentado 61% ao longo de dez anos.
Palavras do Pastor e Bispo Marcelo Ramos, "Ser pastor não é apenas ser uma pessoa fortemente ligada à religião, mas ser alguém que escolheu viver em função dela. A beleza desse ato é tão grande que só poderia ser uma fabulosa obra de Deus. Nesse dia do pastor, agradeço a todos que abdicaram de muito para levar a palavra de Deus à vida do próximo. Que uma chuva de bênçãos caia sobre cada pastor!"
Neste dia, deixo para meditação o versículo “Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito” (I Timóteo 3:1-4)
Mensagem para homenagear o seu Pastor!
Nesse dia tão marcante, venho relembrar sua importância, pastor! Para muitos, você é um exemplo de fé, de uma pessoa que segue a palavra e busca sempre estar o mais próximo possível de Deus. Para mim, você é mais que isso: é um exemplo de vida! Uma inspiração para todos os momentos em que já me senti fraca e sem esperanças. Você é mais do que um líder de fé: é uma grande inspiração.
Pastor, obrigado por dedicar todo o seu amor e fé na luta espiritual contra o mal. Obrigado por seu meu guia, meu conselheiro e ajudar a construir uma sociedade de paz e entendimento entre todos! Feliz Dia do Pastor!
Que o Senhor te abençoe e te guarde. Mantenha-se firme em sua posição e que Deus te cubra de sabedoria e discernimento em todas as situações. Hoje, queremos de honrar e desejar um feliz dia, querido pastor.
Bolsonaro quer reabrir igrejas
Para atender pastores, Bolsonaro quer reabrir igrejas essa semana
O presidente Jair Bolsonaro sinalizou que ainda essa semana pretende decretar a reabertura de igrejas e templos religiosos, como justificativa de serem serviços essenciais.
A declaração foi dada pelo presidente na tradicional parada na saída do Palácio do Planalto, em Brasília. Bolsonaro costuma conversar todas as manhãs com a imprensa e com apoiadores.
“Vou ver se resolvo hoje [segunda-feira] essa parada aí” respondeu ao pedido da mulher, a respeito da reabertura de igrejas.
O presidente estaria sendo pressionado por líderes religiosos, como; Silas Malafaia e Marco Feliciano, principais aliados de Bolsonaro ligados a classe evangélica.
A medida pode beneficiar milhares de templos espalhados pelo país, em especial as pequenas igrejas. Muitas igrejas se diluíram, por não ter como manter as despesas de aluguel, outras passaram a funcionar de forma improvisada nas casas dos pastores.
Nas regiões de periferia, muitos templos estão funcionando e recebendo membros diariamente, em descumprimento ao decreto. No entanto, eles torcem para que o presidente decrete a reabertura e os tirem da clandestinidade.
Reabertura das igrejas
Prefeitura do Rio autoriza reabertura das igrejas e templos religiosos
Marcelo Crivella vinha recebendo críticas por ignorar decreto presidencial.
O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou nesta segunda-feira (25) a publicação de um decreto no Diário Oficial para permitir a reabertura de igrejas e templos religiosos. Algumas regras deverão ser aplicadas para a retomada das atividades.
Entre o que deve ser adotado, está a obrigatoriedade de álcool em gel, distanciamento mínimo de dois metros entre frequentadores e o uso de máscara obrigatório nas dependências dos templos.
Crivella justificou a medida devido ao fato de ”as instituições religiosas têm sofrido interferências e embaraços indevidos em seu funcionamento, praticados por ações equivocadas dos agentes públicos” e que ”cabe à prefeitura a autorização para a expedição de templos religiosos”.
O bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) vinha sofrendo críticas, o que pode ter levado a decisão de reabrir os cultos, sem nenhuma imposição sobre a presença de idosos ou pessoas do grupo de risco.
Em março, o presidente Jair Bolsonaro editou decreto que tornava as atividades religiosas como essenciais, mas acabou sendo ignorado por diversos prefeitos, incluindo Crivella, que preferiu seguir a imposição do governador Wilson Witzel, que proibiu aglomerações de qualquer tipo.
Flexibilização de 30%
Fenapob Brasil agradece ao Governo do Paraná por autoriza abertura de igrejas
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) em uma videoconferência com lideres religiosos e participação do presidente da Federação de Pastores, Bispo Marcelo Ramos, anunciou que após analisar o oficio de solicitação, resolveu junto com órgãos competentes, permitir a celebração de cultos religiosos em igrejas e templos, com lotação máxima de 30%. Uma resolução publicada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) autoriza o início das celebrações a partir desta sexta-feira (22).
As regras foram criadas pelo Centro de Operações em Emergências (COE) e são consideradas rígidas pelo governo no enfrentamento da pandemia. Até o momento, o Paraná já registrou 2.810 casos e 141 mortes por coronavírus.
A resolução publicada pela SESA ainda define que o público deverá estar a pelo menos dois metros de distância nas igrejas, além da obrigatoriedade do uso de máscaras.
O protocolo também define que as igrejas deem preferência a cadeiras individuais, ao invés de bancos coletivos. No caso do uso desse assento, o móvel terá que ser marcado para que os fiéis mantenham o afastamento mínimo.
De acordo com o protocolo, devem ser disponibilizados preferencialmente cadeiras e bancos de uso individualizado. No caso do uso de bancos coletivos, o móvel precisará ser reorganizado e demarcado, de forma a garantir que as pessoas mantenham o afastamento mínimo.
As religiões devem evitar contato físico e prática de aproximação entre as pessoas, como dar as mãos, beijos, abraços, etc. Estabelece ainda que elementos religiosos não sejam dados nas bocas dos fiéis.
Os templos ainda tem que seguir outras regras, como fornecimento de álcool gel e condições plenas de higiene. A SESA ainda não recomenda no protocolo a participação de pessoas do grupo de risco, como idosos e hipertensos, nos cultos religiosos.
A obra não pode parar
Apesar da pandemia, missionários fazem batismos no sertão: “Não podemos parar”
Mesmo em meio à pandemia de Covid-19, a obra missionária no sertão nordestino continua dando frutos. Pessoas foram batizadas no último domingo (17) na Igreja Batista do Sertão, em Juazeiro (BA).
Para seguir as recomendações de saúde e evitar o contágio do coronavírus, os batismos foram um pouco diferente do costume. A celebração contou apenas com a presença dos batizados, uma pequena equipe da igreja e do pastor Ralison Endrigo.
Mas nada disso tirou a emoção do momento de descer às águas de Nadja, Cláudio, Meire, Roberto, Jaime, Andrey.
“Jesus transformou a minha vida”, disse Meire, que fez uma oração de gratidão a Deus em lágrimas após o batismo.
Em vídeo publicado no Instagram do pastor Ralison Endrigo, ele conta que havia muitas pessoas querendo ser batizadas em abril, mas a celebração teve que ser cancelada por conta da pandemia.
“Mas hoje aqui no sertão nós teremos a festa das águas, porque nós não podemos parar. Nós pedimos a vocês que continuem segurando as cordas, porque nós estamos avançando aqui no sertão”, disse o pastor. “Continue investindo na obra missionária e continuem orando por nós”.
A celebração contou apenas com os batizados, uma pequena equipe da igreja e do pastor. (Foto: Junta de Missões Nacionais)
O culto foi transmitido ao vivo pelas redes sociais e contou com as participações da Banda Lumiar, do Ministério Xote Anunciar, além da mensagem com o pastor Fernando Brandão, diretor da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira.
“A oferta e a oração do povo de Deus têm chegado a lugares distantes e Jesus Cristo, a Água da Vida, tem regado o coração dos sertanejos”, diz publicação da JMN.
Flexibilização de Cultos
Igrejas e Templos serāo reabertos para cultos dia 28 de maio, conforme novo decreto do governo
O Governo do Amazonas apresentou um plano para retomada gradual das atividades econômicas em Manaus e região metropolitana, condicionada à análise da curva de casos do novo coronavírus (Covid-19).
Um comitê vai monitorar a curva de casos e auxiliar a tomada de decisão sobre flexibilização do isolamento social.
O plano foi apresentado pelo governador Wilson Lima durante reunião, por videoconferência, com prefeitos da capital e da região metropolitana e representantes de órgãos de controle de demais poderes. Na ocasião, o governador ressaltou que a reabertura gradual da economia no Amazonas vai depender da confirmação das projeções feitas por estudo elaborado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, infectologistas, estatísticos e economistas, coordenados pelos professores Samy Dana e Alexandre Simas.
“Estamos apresentando um plano para a retomada gradual das atividades comerciais, baseado num estudo que nós fizemos com especialistas, indicando que nós agora estamos no pico da doença", afirmou o governador Wilson Lima
Abertura por ciclos
O plano de abertura das atividades econômicas foi desenvolvido por ciclos e seguiu os seguintes critérios de prioridade: vulnerabilidade perante à crise; número de trabalhadores e clientes em circulação; nível de aglomeração de pessoas; adaptabilidade do setor; arrecadação per capta; e impacto fiscal e na cadeia produtiva.
Todas as decisões estão sendo estabelecidas em conjunto com comitês estabelecidos, com a participação do setor privado, dos seguintes segmentos: mobilidade urbana; comércio de rua; comércio de shopping centers; hotéis, bares, restaurantes, eventos e economia criativa; agronegócio; educação; construção civil; imobiliárias; e indústrias.
Segue Cronograma da reabertura gradual
1º. Ciclo (em adição às atividades essenciais em funcionamento –
início previsto em 14 de maio)
• Lojas de artigos esportivos e afins
• Lojas de artigos para casa
• Lojas de vestuário, acessórios, calçados e afins
• Lojas de móveis e colchões
• Joalherias e relojoarias
• Comércio de artigos médicos e ortopédicos
• Serviços de publicidade e afins
• Pet-shops e afins
• Lojas de variedades
• Agências de turismo e afins
• Concessionárias e revendas de veículos em geral
2º. Ciclo (em adição às atividades em funcionamento –
início previsto em 21 de maio)
Reabertura Gradual – 2º. Ciclo
• Lojas de brinquedos
• Lojas de departamentos e magazines
• Comércio de cosméticos, produtos de perfumaria e
de higiene pessoal
• Lojas de eletrodomésticos, áudio e vídeo
• Lojas de informática, comunicação, telefonia
e materiais e equipamentos fotográficos
• Livrarias e Papelarias
• Comércio de animais vivos
• Comércio de bijuterias e semi-joias
• Comércio especializado de instrumentos musicais
e acessórios
• Comércio de equipamentos de escritório
• Floriculturas
• Restaurantes, bares, cafés, padarias e fast-food
para consumo no local
3º. Ciclo (em adição às atividades em funcionamento
início previsto em 28 de maio)
03
• Igrejas e templos
• Lojas de bijuterias, artesanatos e souvenires
• Cabelereiros, barbearias e outras atividades
de tratamento de beleza
• Comércio varejista de doces, balas, bombons
e semelhantes
• Bancas de jornais e revistas
• Academias e similares
• Comércio varejista de artigos de caça, pesca
e camping
• Comércio de objetos de arte
• Comércio de fogos de artifício e artigos
pirotécnicos
• Comércio varejista de armas e munições
4º. Ciclo (em adição às atividades em funcionamento)
• Creches, Escolas e Universidades – a partir de 06 de julho
• Cinemas – a partir de 29 de junho
• Casas de show e eventos – a partir de agosto
Lockdown em Pernambuco
O bloqueio Lockdown em Pernambuco, está sendo questionado pela Associação Nacional dos Juristas Evangélicos (ANAJURE) por impedir que pastores possam ir aos templos realizar a transmissão online dos sermões
O decreto de bloqueio e fechamento completo de cidades no estado do Pernambuco, o lockdown, está sendo questionado pela Associação Nacional dos Juristas Evangélicos (ANAJURE) por impedir que pastores possam ir aos templos realizar a transmissão online dos sermões.
A informação foi publicada pelo Observatório das Liberdades Civis Fundamentais mantido pela entidade, através de sua página no Facebook.
”Informamos que a ANAJURE está reunida com parlamentares e líderes religiosos de Pernambuco, discutindo medidas a serem adotadas, tendo em vista o Decreto do Governador do Estado, publicado hoje (12), que institui o lockdown em decorrência da COVID-19”, contextualizou a nota.
A filial da ANAJURE em Pernambuco intermediou um diálogo com o líder da Bancada Evangélica no estado, deputado Cleiton Collins, e juntos apresentarão uma sugestão ao governador Paulo Câmara “a fim de que o deslocamento de líderes religiosos para transmissão de cultos a partir de seus templos, sem aglomeração de pessoas, seja admitido no novo decreto”.
“A ANAJURE argumenta que, da forma como está no Decreto 49.017/2020, há violação da liberdade religiosa”, frisou a entidade.
“A ANAJURE também entende que a situação da saúde pública e privada em Pernambuco é de extrema gravidade – e por isso mesmo – concorda com as medidas tomadas pelo Poder Público – para este momento -, mas ressaltamos que as liberdades civis fundamentais não podem ser mitigadas ao arrepio da Constituição Federal e das demais leis vigentes no país”, finalizou a nota.
Flexibilização de Cultos
Deputados aprovam projeto que reabre igrejas durante pandemia no Amazonas
A proposta prevê as Diretrizes da (FENAPOB) Federação Nacional de Pastores do Brasil que precisarão atender as recomendações, inclusive, da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Deputados aprovam projeto que reabre igrejas durante pandemia no Amazonas
Em sessão online realizada hoje, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou a reabertura de igrejas e templos religiosos por meio do projeto de lei nº 136/2020 de autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos) e que torna as igrejas de qualquer culto atividade essencial em períodos de calamidade pública.
A proposta foi subscrita pelos deputados Felipe Souza (Patriotas), Josué Neto (PRTB), Delegado Péricles (PSL) e Fausto Jr. (PV) e, agora, segue para a sanção do governador Wilson Lima (PSC).
O PL é amparado no Artigo 5º da Constituição Federal, no inciso 4, que afirma “ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”, o projeto de lei tem por finalidade resguardar a liberdade religiosa, neste momento de pandemia pela covid-19. A proposta prevê ainda regras que precisarão atender as recomendações, inclusive, da Organização Mundial de Saúde (OMS).
De acordo com o texto apresentado, “igrejas e templos de qualquer culto veda a participação de idosos com 60 anos de idade ou mais; de pessoas que possuam algum problema de saúde ou estejam com algum sintoma de gripe ou covid-19; de pessoas que estejam convivendo com infectados pelo coronavírus e de crianças”.
Ainda segundo o texto do PL, “o funcionamento ocorrerá com a capacidade de pessoas limitada a 30% da igreja ou templo; deverá haver entre uma pessoa e outra o espaçamento de uma poltrona para os lados esquerdo e direito, como também para frente e para trás; ao final das celebrações os organizadores deverão tomar as providências para que os fiéis mantenham o distanciamento de um metro e meio, e não fiquem aglomerados”.
Caso haja descumprimento das regras acarretará na suspensão do funcionamento da igreja ou templo pelo período em que durar o plano de contingência.
O Deputado Felipe Souza ressaltou sobre a importância de templos religiosos e destacou as recomendações a serem adotadas para garantir um funcionamento seguro a todos as pessoas. “As igrejas irão funcionar com as devidas precauções, evitando, inclusive, aglomerações”, disse.
Já o Bispo Marcelo Ramos Presidente da Federação Nacional de Pastores, ressaltou “que os cidadãos Amazonenses estão de parabéns por ter uma Bancada Evangélica atuante” parabenizou o autor da Lei, Deputado e Pastor João Luiz da Igreja Universal do Reino de Deus.
O projeto de lei precisa ainda da sanção do governador para ter validade e assim a legislação entrará em vigência a partir da publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). O Governo do Amazonas tem planejamento de reabertura das igrejas no dia 28 de maio.
Mundo Cristão
Prédio da Assembleia de Deus será hospital de campanha
Unidade ficará responsável por atendimentos clínicos.
O Centro de Convenções da Assembleia de Deus em Belém, no Pará, vai abrigar um Hospital de Campanha para atender casos de Covid-19.
A novidade foi anunciada neste sábado (2) pelo governador do estado, Helder Barbalho (MDB).
A nova unidade será apenas para casos clínicos, enquanto que a unidade de atendimento do Hangar ficará com os casos de tratamento intensivo (UTI).
Devido ao crescimento no número de casos do Covid-19, resultando no aumento de 222% nos óbitos em uma semana, a Secretaria de Saúde do Pará tem buscado tomar medidas para garantir o atendimento.
Na unidade do Hangar, segundo informa o G1, o Hospital de Campanha da capital já atendeu 557 pacientes, 214 deles receberam alta.
Economia
Receita Federal aplica multas a igrejas e inicia "briga"
Mesmo com uma mudança na lei em 2015 para tentar conter a fiscalização, muitas autuações continuam de pé ainda no âmbito da Receita. Por isso, as igrejas pressionam o Palácio do Planalto e a Receita Federal para conseguir afrouxar regras e afastar as cobranças.
Igreja do bispo Edir Macedo, à direita, tem seis processos em andamento no Carf.
Foto: Alan Santos/Presidência da República / Estadão Conteúdo
A pressão de Bolsonaro em favor das igrejas vem num momento em que o presidente tenta aproximação com o Centrão, bloco de partidos que reúne, entre suas lideranças, parlamentares ligados à bancada evangélica, que tem 91 membros, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
Emissários das igrejas estão em contato com o Ministério da Economia na tentativa de ampliar a pressão sobre o ministro Paulo Guedes por uma solução. Dentro da pasta, auxiliares inclusive atribuem ao impasse com as igrejas a veiculação de uma reportagem pela TV Record, cujo proprietário é Edir Macedo, tachando Guedes como insensível com os mais pobres durante a crise da covid-19. A Universal disse que esse tema deveria ser tratado diretamente com a emissora, que não se pronunciou.
As igrejas são alvos de autuações por driblarem a legislação e distribuírem lucros e outras remunerações "vultosas" a seus principais dirigentes e lideranças sem efetuar o devido recolhimento de tributos. Embora tenham imunidade no pagamento de impostos, o benefício não afasta a cobrança de contribuições (como a CSLL ou a contribuição previdenciária). Na avaliação de fontes ouvidas sob a condição de anonimato, as igrejas também infringem a lei ao distribuir parte dos seus lucros obtidos com o dízimo dos fiéis, mesmo que de forma disfarçada por meio de contratos de prestação de serviços. O Código Tributário Nacional (CTN) condiciona a imunidade tributária à não distribuição de "qualquer parcela de seu patrimônio ou de suas rendas, a qualquer título".
Mas a Receita identificou uma série de mecanismos para burlar as regras e remunerar seus dirigentes, com pagamentos a empresas e escritórios de advocacia, o que gerou outra leva de autuações.
Essa não é a primeira vez que Bolsonaro faz aceno aos templos religiosos. Em janeiro, o presidente encomendou ao Ministério de Minas e Energia um decreto para conceder subsídios à conta de luz de templos de grande porte, contrariando o ministro da Economia, defensor da redução desse tipo de incentivo. A medida acabou sendo abortada diante das críticas deflagrada após a revelação pelo Estadão/Broadcast.
Brasil
Igrejas ajustam detalhes para retomada de cultos com máscaras e álcool gel
Parte das igrejas de Belo Horizonte se prepara para reabrir as portas. Após recomendações da Frente Parlamentar Cristã, criada na Câmara Municipal, (FENAPOB) Federação Nacional de Pastores e líderes religiosos definiram detalhes sobre a retomada das atividades. Álcool gel, máscaras, distanciamento de um metro e reuniões de no máximo uma hora são orientações a serem seguidas.
O público deve ser limitado a até 30% da lotação do espaço. Porém, conforme deliberação estadual de 19 de março, estão proibidas reuniões e eventos públicos e privados, de qualquer natureza, com mais de 30 pessoas.
Prestar assistência espiritual em meio à pandemia é a justificativa para reabrir os templos. Presidente da Igreja Batista Getsêmani, no bairro Dona Clara, na Pampulha, Pastor Jorge Linhares já vai retomar as reuniões no próximo domingo.
“A área médica cuida do corpo, psicólogos e psicanalistas cuidam da mente e pastores e padres cuidam da parte espiritual. É isso que o governador (Romeu Zema) e o prefeito (Alexandre Kalil) têm usado para não fecharem as igrejas”, disse o líder religioso, que também está à frente do Conselho Estadual de Pastores, entidade que representa várias denominações no território.
Já a Arquidiocese de BH informou que, por enquanto, não definiu planejamento para o retorno das celebrações.
Preocupante
A abertura de portas por templos preocupa especialistas da saúde. Em março, autoridades internacionais chegaram a anunciar que parte da disseminação do novo coronavírus ocorreu por conta de reuniões e eventos religiosos. Na Coreia do Sul, por exemplo, uma mulher de 61 anos teria contaminado, direta e indiretamente, milhares de pessoas ao participar de celebrações em igrejas.
Consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Leonardo Weissmann alerta que qualquer tipo de aglomeração deve ser evitada por agora. “É impossível garantir que as pessoas irão manter o distanciamento físico necessário o tempo todo, inclusive durante o percurso entre a residência e a igreja”.
O médico observa que o momento é de uma curva ascendente do número de casos de Covid-19. “Com o sistema de saúde de várias localidades entrando em colapso, é necessário que as autoridades avaliem com muito cuidado e responsabilidade qualquer forma de flexibilização”.
Em nota, a Guarda Municipal de BH disse que, nos templos, a fiscalização observa o uso de máscaras, o respeito ao distanciamento mínimo definido e se há álcool gel disponível. Até agora nenhuma igreja na cidade foi autuada.
Posicionamento
Procurado pela reportagem, o governo do Estado disse que “a Secretaria de Estado de Saúde recebeu as demandas da (FENAPOB) Federação Nacional de Pastores e do Conselho de Pastores de Minas Gerais e vai avaliá-las de forma responsável e criteriosa, sempre prezando pelo bem-estar da população”.
PALAVRA DO ESPECIALISTA
"Depois de o governo federal reconhecer a pandemia e autorizar medidas de isolamento social e a quarentena, foi editado pela União, em 20 de março, decreto que trazia as atividades religiosas como essenciais desde que obedecidas as determinações do Ministério da Saúde. Paralelamente, há entendimento de uma competência concorrente dos demais entes para regulamentar aquilo que seja do interesse local, o que também foi objeto de debate judicial, culminando com a decisão do STF que reconheceu a autonomia dos Estados e municípios em editar regras além das estabelecidas pela União para se preservar a vida no combate à pandemia. A forma de funcionamento de um templo religioso, um terreiro de umbanda, é um assunto de interesse local. No decreto específico de BH, ele nada diz sobre o funcionamento dos locais de culto, embora pudesse fazê-lo. Acredito que, seguidas as determinações da OMS, poderia ser, de alguma forma, autorizada pelo município de BH, se for do seu interesse, como outros fizeram. Alguns lugares do país adotaram uma pessoa por vez, outros limitaram pessoas, como funciona nos supermercados ou nos municípios".
Flávio Boson Gambogi
Advogado e doutorando em Direito Constitucional
Universo Crstão
Presidente da Bolívia convoca dia de jejum e oração contra Covid-19
Fonte: Guiame
A presidente interina na Bolívia, Jeanine Áñez, convocou a população nesta terça-feira (28) para um dia “jejum e oração” diante da pandemia do novo coronavírus, que deixou mais de mil bolivianos infectados e 53 mortos.
Em uma mensagem divulgada desde a segunda-feira na televisão, Áñez convida os bolivianos para cumprirem “um dia de jejum e oração com a família”.
“Irmãos bolivianos, hoje quero enviar-lhes uma mensagem de fé, porque para Deus nada é impossível e estando com Ele, vamos vencer essa pandemia”, disse Áñez, que é evangélica.
Áñez ainda citou em sua mensagem uma passagem bíblica do livro de Isaías. Ela deve decidir com o seu gabinete se prolonga ou não o confinamento nacional, que está válido até 30 de abril.
Um dos primeiros atos de Áñez na sede do governo boliviano foi segurar uma Bíblia e dizer aos jornalistas: “A Bíblia volta ao Palácio”. Desde então, a presidente interina tem dado espaço à religião em sua administração pública.
Jeanine Áñez compartilhou uma foto de sua equipe de ministros fazendo uma oração, enquanto estudam planos de continuidade, flexibilidade ou suspensão da quarentena na Bolívia.
“No início do gabinete, pedi aos ministros que me acompanhassem com uma oração pelas famílias bolivianas. É um gabinete dedicado à saúde e economia do nosso país”, disse ela no Twitter.
BRASIL
Bancada Evangélica celebra nomeação de André Luiz Mendonça para o Ministério da Justiça
O nome do pastor André Luiz Mendonça para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública foi comemorado de forma intensa pelos parlamentares integrantes da Frente Parlamentar Evangélica, que divulgou nota em sua página cumprimentando-o pelo novo desafio.
Mendonça, que é funcionário de carreira da Advocacia Geral da União (AGU) e vinha ocupando o cargo número um da instituição desde a posse do presidente Jair Bolsonaro, foi escolhido pelo mandatário para substituir o ex-juiz Sérgio Moro, o que surpreendeu aos analistas políticos e rendeu elogios por parte de setores da imprensa.
Premiado no exterior por seu trabalho de combate à corrupção, André Luiz Mendonça foi bem recebido pelos deputados e senadores da Frente, popularmente chamada de bancada evangélica, que felicitaram “efusivamente” a escolha do presidente Bolsonaro.
“A Frente Parlamentar Evangélica no Congresso Nacional vem, por meio desta, felicitar efusivamente a decisão do Senhor Presidente da República de nomear, para o elevado encargo de ministro da Justiça e da Segurança Pública do Brasil, o Dr. André Luiz de Almeida Mendonça”.
O texto, em seguida, exalta as qualificações e carreira do pastor presbiteriano: “Advogado da União; especialista, mestre e doutor em Direito; professor universitário. Esses são alguns dos notórios predicados desse abnegado servidor público que se mostrou exemplarmente competente ao comandar a Advocacia Geral da União nos últimos 16 meses”.
Os parlamentares não deixaram de enfatizar o que esperam de Mendonça em sua passagem pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública: “Para além disso, Dr. André Mendonça é teólogo e pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, o que nos garante que os valores cristãos e da família – tão bem insculpidos pelo Constituinte Originário na Carta Magna brasileira – serão defendidos e respeitados”.
Muitos cristãos “estão presos à dor do passado” por não ouvirem a Deus, diz Meyer
A evangelista Joyce Meyer fez uma reflexão profunda acerca de como muitos cristãos lidam com questões emocionais, preferindo às vezes dar mais ouvidos à “dor do passado” do que à Palavra de Deus.
Meyer fez a sua reflexão citando a si mesma como exemplo. Ela foi abusada sexualmente durante a infância e relembrou do episódio quando ouviu o relato de outra mulher.
“Ela contou que havia sido abusada sexualmente como eu – e que várias mulheres que estavam sentadas ao lado dela naquela conferência tinham tido a mesma experiência cruel”, disse Meyer.
“Eu as ouvi falar sobre sua cura e o que Deus havia feito em suas vidas, e como estavam livres agora. E então eu percebi qual era o meu problema! Deus me disse para fazer as mesmas coisas que Ele lhes disse para fazer. A única diferença é que elas fizeram o que Ele as havia dito, e eu não”, destacou.
No lugar de ouvir a Deus, tendo como âncora a Bíblia Sagrada como fonte, também, de cura emocional dos traumas do passado, muitos cristãos carregam durante décadas mágoas não resolvidas que produzem feridas constantemente.
Para a evangelista, a solução está em clamar pelo entendimento de Deus, se deixando guiar pela Palavra e não pelas dores emocionais.
“Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento; em todos os seus caminhos, submeta-se a Ele, e Ele endireitará seus caminhos (NVI)”, afirmou Meyer ao citar a passagem de Provérbios 3: 5-6.
Em questões que envolvem mágoa, Meyer explica que a libertação também é uma consequência do perdão liberado à outra pessoa, o que só é possível através da misericórdia para com o próximo. Essa atitude, segundo a evangelista, também influencia a maneira como o outro lhe enxerga como um cristão.
“Temos que começar a amar – realmente amar – outras pessoas se quisermos que elas saibam a verdade sobre quem é Deus e o que Ele quer fazer em suas vidas”, disse ela. “Quando escolhemos amar até nossos inimigos, isso é algo que a maioria das pessoas simplesmente não consegue compreender”, conclui.